Como ferramentas audiovisuais interativas no ponto de venda ‘analógico’ podem emular a eficiência e agilidade do e-commerce

A pandemia do coronavírus e o distanciamento social levou muitos consumidores a migrarem para experiências de consumo online, via internet, para satisfazer suas necessidades de compra e serviços. Essa migração massiva levou muitos negócios a desenvolverem uma presença no e-commerce, através de experiências ágeis e ‘user friendly’. 

Muitos consumidores se habituaram com a autonomia das compras online, com a riqueza de detalhes e informações acerca dos produtos de seu interesse. Assim como muitos sentem falta do ‘calor humano’ proporcionado por uma experiência física no ponto de venda. Esta profunda transformação na experiência dos consumidores tem levado estabelecimentos comerciais ‘analógicos’, físicos a melhorarem suas experiências de compra no ponto de venda. 

Para isso, comércios estão implementando em seus ambientes uma experiência híbrida que mescla o velho e bom atendimento com ‘calor humano’ com o apoio de telas audiovisuais e interativas que apresentam maiores informações e agilizam processos de compra. A seguir listamos algumas ações que vêm sendo adotadas por diferentes estabelecimentos:

  • Telas interativas e sensíveis ao toque permitem interação para obter maiores detalhes sobre um produto;
  • Totens interativos permitem promover inúmeros produtos não disponíveis no espaço físico por uma limitação de espaço;
  • Telas interativas proporcionam uma experiência de compra mais autônoma no ponto de venda, contando com o apoio humano do time de promotores;
  • Imagens em movimento oferecem maior dinamismo de conteúdos, mostrando detalhes que o display físico não alcança;
  • Conteúdos interativos podem promover a venda cruzada com produtos relacionados e estimular a visita a outras seções relevantes do seu estabelecimento; 
  • Muitas vezes um atendente pode estar ocupado em outro atendimento e telas interativas podem fazer as vezes de um atendente, garantindo que seu cliente permaneça.
(…) uma experiência híbrida que mescla o velho e bom atendimento com ‘calor humano’ com o apoio de telas audiovisuais e interativas que apresentam maiores informações e agilizam processos de compra.

Seja online ou presencialmente, o que realmente importa é oferecer a melhor experiência para seu cliente, integrando o melhor de ambos os ambientes para garantir um atendimento de qualidade.